top of page

      Actualmente, aquilo que somos é resultado da nossa infância, sendo esta a base do nosso desenvolvimento.    

      Assim, em Portugal, a educação pré-escolar surge no século XIX, sendo que até aos dias de hoje sofreu alterações tanto ao nível das características como ao nível das competências do educador de infância.      

      No que diz respeito ao perfil específico do educador de infância, este deverá estar de acordo com a legislação em vigor.       

       A família assume um papel importante no processo educativo. Para além de representar a realidade de cada aluno, servindo como ponto de análise essencial ao educador, representa um sistema fundamental do desenvolvimento da criança. Sendo assim, educador deve desenvolver estratégias para uma boa interação coma família, solicitando a sua participação ativa, de forma a fomentar colaboração da mesma no processo educativo.      

      O “século das crianças” mostra uma visão crítica e problemática sobre esta geração do século XXI, dando exemplos reais e que, cada vez mais assistimos a esses mesmos nos nossos dias. Por fim, é representado qual o papel do educador nesta situação atual tão problemática. 

  

Perfil Específico do Educador de Infância

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
bottom of page